Madeleine à Paris vai estrear nos cinemas em dezembro – Blog do Marrom

Madeleine à Paris vai estrear nos cinemas em dezembro

Madeleine à Paris vai estrear nos cinemas em dezembro

A Lavage de Madeleine vai além das festividades nas ruas. O novo filme da cineasta Liliane Mutti, “Madeleine à Paris”, que retrata o cortejo afro-brasileiro a partir de um olhar entrelaçado entre a festa e seu criador, Roberto Chaves, teve exibição durante a programação deste ano.
A diretora brasileira Liliane Mutti acompanhou o multiartista baiano radicado na França, Robertinho Chaves, durante seis anos entre Paris e o recôncavo baiano para contar a história de uma das mais importantes tradições culturais, a lavagem da Igreja da Madeleine, em Paris. O resultado é o filme “Madeleine à Paris”, que a cineasta brasileira define como “um road movie afro-queer entre Paris e a Bahia”.
Robertinho Chaves, saiu da Bahia como dançarino de lambada e conquistou corações e mentes dos franceses. O filme é uma grande homenagem ao criador do maior evento da cultura afro-brasileira na Europa. Robertinho, lutou durante esses 20 anos para manter o evento que hoje faz parte do calendário da capital da França. Por lá se apresentaram Daniela Mercury, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Caetano Veloso, entre outros.

No filme, Robertinho aparece como um orixá do cortejo da Lavagem e à noite, a outra faceta, com sua fantasia e performance de arlequim, no Cabaré Paradis Latin, onde começou a trabalhar há 33 anos. Em um sincretismo rítmico, particular e singular, Robertinho circula entre o tradicional catolicismo francês e sua origem de Axé, do recôncavo baiano. Suas vivências entre os dois países, entre o masculino e o feminino, o sagrado e o profano, fazem do filme um profundo mergulho em busca da sua identidade.
“Essas duas cidades aparentemente tão opostas, são co-protagonistas do longa. Viajar por Paris no olhar desse imigrante ou pelo interior da Bahia na sua volta às raízes, nos dá a dimensão de como o mundo é diverso e de que a arte carrega a potência de romper fronteiras e inventar novos mundos possíveis”, destaca Liliane.
“Madeleine à Paris” está previsto para chegar às telas dos cinemas ainda neste ano, com distribuição da Bretz Filmes (BR). A obra é uma realização da produtora baiana Toca Filmes, com produção associada na França de François Combin (Urubu Filmes). Dirigido por Liliane Mutti, o filme tem direção de fotografia de Daniel Zarvos, que também assina a produção executiva, narração do ator francês Christopher Ecobichon.
Sobre Liliane: ela dirigiu o elogiado Miúcha, a Voz da Bossa e está preparando um documentário sobre Angela Ro Ro. (Jamile Barbosa)

Elenco
Roberto Chaves, Dil Rodriguez, Luana de Noailles, Jean-Yves Leloup, Pai Pote. Narração de Christophe Ecobichon
FICHA TÉCNICA
– Direção e Roteiro: Liliane Mutti
– Produção: Maria Luisa Souto Maior, Solange Cidreira, Daiana Martins
– Direção de Fotografia: Daniel Zarvos
– Montagem: Christian Chinen, Daniela Ramalho
– Música Orifinal: Yko Philippe, Baden Powell
– Edição de Som: Emiliano Sette
– Mixagem: Damião Lopes
– Produção Executiva: Daniel Zarvos