Del Feliz na na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, – Blog do Marrom

Del Feliz na na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo,

Del Feliz na na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo,

A Bahia está sendo representada com grande destaque na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, um dos maiores eventos culturais da América Latina. Com a curadoria de Lucinda Marques, o espaço “Cordel e Repente” está trazendo à tona a vitalidade da literatura de cordel, com uma programação repleta de debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas que celebram a cultura do Nordeste.

Hoje, um dos destaques é o cantor e compositor Del Feliz, que subirá ao palco do espaço “Cordel e Repente”, junto a outros ícones da cultura baiana como Maviael Melo, Bule-Bule e outros artistas, que irão representar a Bahia de forma vibrante e autêntica. Del Feliz, cordelista desde os 11 anos, é uma figura importante na preservação e difusão da cultura nordestina, sendo reconhecido nacional e internacionalmente por seu trabalho em prol do forró e das manifestações culturais do Nodeste. Ele é o padrinho nacional da campanha que reconheceu o forró como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil e, incansavelmente, continua na busca por elevar esse legado ao status de Patrimônio da Humanidade.

Natural de Riachão do Jacuípe, Del Feliz viaja o mundo há mais de 15 anos, levando sua música e a riqueza cultural do Nordeste para países como Estados Unidos, França, Japão, Inglaterra, Bélgica, Noruega, México e muitos outros. Com 24 CDs e 3 DVDs lançados, ele construiu uma carreira sólida, marcada por parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Dominguinhos e Carlinhos Brown.

Suas contribuições vão além da música: Del Feliz é reconhecido por sua dedicação à área social, tendo recebido o título de “Mérito em Solidariedade” da Legião da Boa Vontade (LBV) em Nova York. Ele também foi um dos condutores da Tocha Olímpica em 2016 e, recentemente, foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa por sua inestimável contribuição à cultura.

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um evento grandioso, que vai além da literatura. O espaço “Cordel e Repente” é apenas uma das muitas atrações dessa edição, que também conta com a Arena Cultural, o Auditório Ziraldo, o espaço “Cozinhando com Palavras” comandado pelo chef André Boccato, e o Espaço Infância, onde ocorrem contações de histórias e pocket shows protagonizados por crianças.

A presença de Del Feliz e de outros artistas baianos na Bienal reforça o papel fundamental da Bahia na cultura nacional, mostrando como as tradições nordestinas continuam a influenciar e enriquecer o cenário artístico brasileiro. É uma oportunidade singular  de celebrar a diversidade cultural do país, em um dos maiores palcos de cultura da América Latina.