O jornalismo praticado em Salvador pela ótica de Mary Weinstein – Blog do Marrom

O jornalismo praticado em Salvador pela ótica de Mary Weinstein

O jornalismo praticado em Salvador pela ótica de Mary Weinstein

 

“A Edições Uesb, editora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, acaba de publicar o e-book Patrimônio Cultural na Cidade e no Jornal, de Mary Weinstein. Com 137 páginas, o livro é sobre o jornalismo praticado na cidade de Salvador, Bahia, com ênfase em períodos como os da restauração do Pelourinho, na década de 1990, e no polêmico tombamento de 12 imóveis, no Corredor da Vitória, há exatos 20 anos. Há descrições de coberturas feitas pelos jornais em circulação em cada época, tratando de assuntos cruciais para a cidade que foi a primeira capital do Brasil (1549-1763). A discussão sobre a preservação e a conservação do casario de Salvador…

RESUMO do livro:
Patrimônio Cultural na Cidade e no Jornal (2024), de autoria da jornalista e professora Mary Weinstein, trata de dois momentos que se destacam na história da preservação do patrimônio cultural da Bahia – a Recuperação do Centro Histórico de Salvador, a partir de 1992, até o início dos anos 2000, e o tombamento do Corredor da Vitória, no período entre 2003 e 2004. A discussão se desenvolve compondo uma espécie de contraponto entre os dois casos. Observamos as diferenças entre as abordagens que se processaram em conjunturas distintas, tanto para a cidade, quanto para os jornais. Confrontamos o que a imprensa publicou para mostrar como foram dessemelhantes as coberturas e seus resultados. As análises nos levam a perceber como o jornalismo e a cidade estão juntos em um ambiente comum, e integrando o passado ao presente. Constatamos que os textos do jornal e da cidade têm suas correspondências e que são fundamentais na composição das sociabilidades.

Nome do livro: Patrimônio Cultural na Cidade e no Jornal
Autora: Mary Weinstein
Prefácio de José Pessôa
137 páginas
Edições Uesb
ISBN: ISBN 978-65-87106-73-1
Acesso livre em Edições UESB (http://www2.uesb.br/editora/?p=3254)

Mary Weinstein: Mary Weinstein é professora do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). É doutora pela Faculdade de Comunicação, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e graduada em Jornalismo e em Dança, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Fez pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal Fluminense (UFF).