Quem traz a novidade é o querido jornalista Antônio Moreno
“A ministra da Cultura, Margareth Menezes, desembarca em Salvador na próxima semana para participar do encontro que celebrará nacionalmente, os 20 anos de criação da política cultural de base comunitária mais importante do país: a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). Criada em 2004 pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil e institucionalizada dez anos depois por meio da Lei Federal 13.018/2014, a PNCV é um instrumento fundamental de defesa e promoção da diversidade cultural no Brasil, fomentando ações de entidades, coletivos e agentes culturais de diferentes territórios.
O Encontro Cultura Viva 20 Anos acontecerá de 3 a 6 de julho na Casa Rosa, no bairro do Rio Vermelho, e reunirá participantes de todo o país, desde gestores culturais nas esferas federal, estadual e municipal a entidades representativas de diversas comunidades, instituições culturais sem fins lucrativos, pesquisadores e agentes culturais que, historicamente, fazem a cultura acontecer em suas diferentes vertentes e expressões. Na programação, serão realizadas atividades de formação, rodas de conversa, mesas de debate e apresentações artísticas, envolvendo inclusive importantes mestres da cultura popular.
“A Cultura Viva faz 20 anos, uma política que crava na ação do estado a inclusão da diversidade cultural, a partir de sua potência e impulsiona a cidadania cultural, sendo um exemplo que inspira outros países. Atualmente se posiciona como a política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura, e traz no seu DNA a participação da sociedade e a corresponsabilidade dos entes federativos”, afirma a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg”.