O querido Casé, tricolor como eu, me mandou essa nota:
“Música “Energia de São João” celebra o baião, o forró e a diversidade. Além do São João de Caruaru, Petrobras patrocina o São João de Campina Grande (PB) e o São João do Reencontro, que acontece em 35 cidades da Bahia.
Historicamente uma das maiores incentivadoras da cultura no país, a Petrobras remodelou seu programa de patrocínios em 2023 e agora volta a apoiar grandes eventos populares brasileiros. É o caso das festas de São João de Campina Grande (PB), de Caruaru (PE) e o São João do Reencontro, que abrange 35 cidades da Bahia. Como grande celebração desse momento, a empresa convidou o cantor João Gomes para lançar uma música que abraçasse como tema a energia das festas, a cultura e a diversidade em plena noite de São João, em Caruaru.
“Energia de São João” será publicada nas plataformas digitais e, também, nas redes sociais do cantor, onde acumula mais de 16 milhões de seguidores somente no Instagram. Segundo o artista, “Foi muito inspirador receber o convite da Petrobras para cantar sobre a energia de São João e de nosso povo. Ao som de sanfona, triângulo e zabumba, a faixa fala sobre o forró, o baião e a diversidade de nossa cultura”.
Foi em plena festa de Campina Grande que João Gomes recebeu o Prêmio da Música Brasileira 2024, pelo seu álbum “Raiz”, na categoria Lançamento – Canção Popular. Esse mesmo álbum rendeu ao cantor uma indicação ao renomado prêmio Grammy Latino.
Para Diego Pila, Gerente Executivo Interino de Comunicação da Petrobras, o patrocínio cultural é mostra que estar ao lado do desenvolvimento do país, seja qual for o setor, sempre fez parte do DNA da companhia. “A cultura é uma força que movimenta e transforma a sociedade e que gera oportunidades para todos. A Petrobras tem orgulho em apoiar a cultura brasileira em sua pluralidade de manifestações, levando a arte a todos os públicos, por todo o país, pois cultura também é a nossa energia”, reforça Diego.
Em Caruaru, além de lançar a música “Energia de São João” com João Gomes, a Petrobras assina o palco Mestre Vitalino, localizado na área mais tradicional da cidade, o Alto do Moura, onde o artesanato e as peças de Mestre Vitalino marcam forte presença. Neste palco, os cantores regionais têm levado alegria e diversão a públicos recordes que se espremem para assistir o “São João raiz” com muito forró pé de serra e sonoridade característica.
Além das festas de São João no Nordeste, a Petrobras também está presente este ano no Festival de Parintins no Amazonas e conta atualmente com uma carteira de patrocínios composta por mais de 80 projetos. A companhia ainda lançou neste ano, sua maior seleção pública da história, que destinará R$250 milhões a projetos culturais. Um edital marcado não só pelo volume, mas pelo seu formato inclusivo e diverso. É prevista a destinação de ao menos 15% dos recursos para cada região do país.
Outra iniciativa importante é a reserva de 25% das vagas para projetos que contemplem e promovam a diversidade, incluindo mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e outros grupos historicamente sub-representados. “Essa iniciativa reflete o compromisso da Petrobras em promover a inclusão e a igualdade”, completou Diego Pila, da Petrobras”.