Considerado o maior Carnaval fora-de-época indoor do Brasil, Fortal muda de lugar, mas preserva ‘essência do axé’ – Blog do Marrom

Considerado o maior Carnaval fora-de-época indoor do Brasil, Fortal muda de lugar, mas preserva ‘essência do axé’

Considerado o maior Carnaval fora-de-época indoor do Brasil, Fortal muda de lugar, mas preserva ‘essência do axé’

Maior evento turístico do Ceará no mês de julho, o Fortal, um dos mais antigos carnavais fora de época, teve sua primeira edição em 1992 e comemorou o 30º aniversário em 2023 porque teve um hiato de dois anos sem realização devido à pandemia. Em 2024, ele será realizado de 18 a 21 de julho com muitas novidades. A começar pelo local. Ele sai da Praia do Futuro para uma área próxima ao aeroporto da capital cearense. Mas o que motivou a mudança? Quem responde é Pedro Neto um dos sócios da festa, ao lado de Ênio Cabral, Bira Borges, Ailton Junior, Colombo Cialdini, Alexandre Frota.

Aliás o Fortal, criado pelo saudoso Célio Guimarães e Ailton Júnior e é uma espécie de micareta queridinha do folião baiano. A exemplo de Edmundo Junior, mais conhecido como Pinguim que tem três grandes paixões, Bell Marques, a saudosa Gal Gosta e o Fortal. Todos os anos ele faz questão de bater ponto saindo com seu ídolo que também do alto do trio manda sempre um abraço para ele. Foi também no Fortal que Ivete lançou o primeiro grande sucesso de Thierry, “Dançando”. E coube à banda Cheiro de Amor, então comandada por Márcia Freire ser a primeira atração do evento, puxando por dois dias o Bloco Araboneco: sem arquibancada, sem camarotes. Apenas o folião na avenida.

“O Fortal é um evento que se reinventa a cada ano e essa nova mudança vem sendo estudada há muitos meses com um planejamento que se iniciou logo após o sucesso da edição de 30 anos em 2023. Nossa tradicional Cidade Fortal vai precisar deixar o bairro Manoel Dias Branco, onde funcionava desde 2005, porque esse terreno deve receber um empreendimento imobiliário, e a partir daí passamos a analisar outros locais de Fortaleza e Região Metropolitana. E essa área próxima ao aeroporto foi a melhor escolha por uma série de benefícios”.

Como toda mudança num evento que vem fazendo sucesso há muitos anos pode causar certa estranheza, Pedro Neto tranquiliza o folião enumerando os principais benefícios. Um deles é a centralidade e comunicação com todas as pontas da cidade, como a facilidade de acesso por uma grande avenida preparada para receber grandes fluxos, o que já entra na esfera do nosso grande desafio, que é o controle do trânsito.

“Por isso, já estamos cumprindo uma agenda bem alinhada com os principais órgãos responsáveis como Polícia Rodoviária Estadual e Autarquia Municipal de Trânsito para garantir uma mobilidade flexível e que não comprometa nem a ida dos foliões e muito menos quem se dirigir ao aeroporto para embarcar. Além disso, temos como pós a manutenção de todas as áreas da Cidade Fortal – Corredor da Folia, Camarote Mucuripe, Arena, Camarotes Corporativos, Food Park e amplo estacionamento – tudo para garantir a melhor experiência ao público”.

Ao contrário do Folianopolis e do Festival Micarê em Brasilia o Fortal, mesmo não sendo uma Micareta com 100% de atrações do axé music, a programação contempla grandes nomes.

“O axé está na essência do Fortal. Temos uma relação incrível e muito saudável com esse ritmo desde as primeiras edições e, por mais que a gente vá adaptando o escopo da programação para abraçar outros públicos, o evento sempre faz questão de prestigiar os grandes nomes desse gênero em sua maioria. Já tivemos de tudo no Fortal, mas nunca pode faltar a energia de Bell Marques, Ivete, Claudia Leitte, Durval, Léo Santana e outros grandes nomes. Nesta edição, mais da metade da nossa grade já anunciada conta somente com atrações do axé music, incluindo os maiores “puxadores de trio do Brasil. Shows especiais em nosso Camarote Mucuripe que vai receber Rafa e Pipo, Eva, Durval e Xanddy Harmonia; uma arena dominada pelo axé de ponta a ponta com Timbalada, Tchan e muito mais; além dos trios independentes com Vina Calmon, Ricardo Chaves, Tuca e por aí vai. Aos fãs de axé, podem ficar despreocupados que o Fortal 2024 vai fazer bonito! “, comentou.

Aproveitei a entrevista para saber a o que você acha dessas opiniões de que o axé está em baixa quando, ultimamente, as micaretas estão bombando. Inclusive algumas até voltaram, como o Pré Caju, e o Festival Micarê que substituiu o Micarecandanga em Brasília?

Apesar do tempo corrido Pedro Neto que vive na ponte aérea entre Fortaleza e Lisboa foi taxativo:

“Como reforcei na resposta anterior, o axé é a essência do Fortal e não é à toa que temos a maior micareta indoor do Brasil que se soma a uma série de experiências que formam um grande festival de música. Além de não perder o DNA, o Fortal agrega e abraça novos públicos que se renovam e comprovam que o axé segue em alta e sendo o carro-chefe dessas grandes festas que seguiram essa tendência estabelecida por nós de serem grandes vetores de entretenimento em suas regiões”.

E para encerrar a entrevista eu perguntei quais as novidades do Fortal 2024?

“Teremos uma nova Cidade Fortal completamente repaginada com a manutenção de todos os setores e, claro, o aprimoramento na estrutura de cada setor. Além disso, nossa grade vem com novos blocos como Alinne Rosa puxando “O Vale” na quinta; e Ivete Sangalo no comando do “Se Lança” no domingo. Outra grande novidade é a dobradinha de Claudia Leitte que traz o “Largadinho” na sexta e no sábado nesta edição; e a comemoração de 10 anos de carreira solo de Bell Marques que segue marcando presença em todos os dias da festa com o “Vumbora” junto com Rafa e Pipo na quinta, e o Siriguella de sexta a domingo. Também vamos manter os trios independentes com Vina Calmon, Ricardo Chaves e Tuca Fernandes. Tem grandes nomes do cenário atual da música de diversos estilos que também vão estrear no Camarote Mucuripe, como Mc Daniel, Henry Freitas, Simone Mendes, Taty Girl, Belo, além daquele line up de primeira que esse espaço oferece. Fica ligado aqui na coluna do Marrom que ele vai contar tudo pra vocês! (risos)

Fotos: Rogério Lima (Divulgação)

1 – Pedro Neto

2 – Ailton Junior, Bira Borges, Ênio Cabral, Pedro Coelho Neto e Colombo Cialdini