Festa da Baleia Rosa do Amor terá Gessy Gesse como Rainha e homenageará Waly Salomão, João Loureiro e Gilberto Gil – Blog do Marrom

Festa da Baleia Rosa do Amor terá Gessy Gesse como Rainha e homenageará Waly Salomão, João Loureiro e Gilberto Gil

Festa da Baleia Rosa do Amor terá Gessy Gesse como Rainha e homenageará Waly Salomão, João Loureiro e Gilberto Gil

A Festa da Baleia Rosa do Amor, em 2024, terá a atriz Gessy Gesse como Rainha. Este ano serão homenageados Waly Salomão e João Loureiro (In Memorian), idealizadores dessa tradição de 37 anos. E o cantor e compositor Gilberto Gil que, em 1988, além de coordenar a Festa da Baleia, a recebeu do mar, no sábado de carnaval, com o sambista Riachão, ao som da música Baleia da Sé, na 1ª Chegada da Baleia, criada por João Loureiro, e que teve a Baleia Rosa do Amor como símbolo. Ano do maior carnaval já realizado, em Itapuã, sob a coordenação do próprio João Loureiro. A tradição vem sendo mantida pelo produtor Cristiano Loureiro, filho de um dos idealizadores.

PROGRAMAÇÃO

LAVAGEM DE ITAPUÃ 2024 – A Baleia Rosa do Amor, desfilará na Lavagem de Itapuã, em 1 de fevereiro 2024, a partir das 11hs, com cerca de 300 participantes, seguirá no tradicional circuito da Lavagem centenária, logo atrás das baianas, ao som da ORQUESTRA DO MAESTRO REGINALDO DE XANGO, com 40 músicos até o Largo de Cira do Acarajé, finalizando o cortejo, quando fará homenagem simbólica ao presidente da Comissão do Carnaval, na Câmara, Cláudio Tinoco.

CHEGADA DA BALEIA ROSA DO AMOR – No sábado de carnaval, em 10 de fevereiro, a partir das 17hs, pela segunda vez na história, a Baleia Rosa do Amor, chegará do mar para o carnaval de Itapuã, e será recepcionada por uma atração, no palco oficial do carnaval de Itapuã, na Praia do Porto do Meio, antigo Cemitério de Baleias.

DESPEDIDA DA BALEIA ROSA DO AMOR – Na quarta-feira de cinzas, em 14 de fevereiro de 2024, a partir das 15hs, a Baleia Rosa do Amor, sairá do Parque do Abaeté, até a Praça Dorival Caymmi, em cortejo, num trio elétrico com uma banda de samba, atração surpresa, e se despedirá do Carnaval de Salvador, por mar, na Praia do Porto do Meio, antigo Cemitério de Baleias.