Prêmio merecido – Blog do Marrom

Prêmio merecido

Prêmio merecido

 

O cantor e compositor baiano Tonho Matéria foi o grande vencedor do Oscar da Capoeira 2024. A votaçãopelas redes sociais, deu ao artista o prêmio com uma diferença considerável dos demais indicados. Com 49 anos praticando a capoeira e levando para os lugares de fala a importância da prática como ferramenta de inclusão, o artista, através da Mangangá, desenvolve projetos que oportunizam jovens de comunidades carentes de Salvador e da região metropolitana da capital baiana.

“Essa premiação é um presente dos meus 60 anos de idade. Minhas composições a capoeira são tocadas em diversas rodas pelo mundo. Inseri a capoeira em shows musicais. Escrevi “Vieram Três Pra Bater No Negro”, que relata a luta diária do povo negro em busca por políticas públicas e ações afirmativas, que reflete minha própria jornada, de um menino pobre a um Mestre de capoeira, um conjunto de fatores e momentos me trouxeram até aqui”, disse Tonho.

Organizada pelo Mestre Valdir Baiano, no Rio de Janeiro, o projeto tem como objetivo homenageia grandes nomes ligados ao patrimônio cultural que é, ao mesmo tempo, esporte e arte.