Afoxé Filhas de Gandy comemora 45 anos com o tema ‘Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado” – Blog do Marrom

Afoxé Filhas de Gandy comemora 45 anos com o tema ‘Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado”

Afoxé Filhas de Gandy comemora 45 anos com o tema ‘Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado”

Bloco vai desfilar no Centro Histórico e no circuito Barra-Ondina

Se depender da receptividade durante a entrevista coletiva, seguida de um café da manhã, realizada na manhã de terça-feira (16) na sede do Bloco no Pelourinho, para anunciar a programação dos seus 45 anos, o Afoxé Filhas de Gandhy fará bonito no Carnaval 2024. Fãs, admiradores e autoridades marcaram presença e enalteceram a importância do primeiro Afoxé comandado por mulheres no Carnaval de Salvador.

E este ano quem vai coordenar o desfile é a baiana Silvana Magda, criadora e diretora da Lavagem de New York, além de ter coordenado durante anos o Brazilian Day. Ela deixou o frio da cidade que nunca dorme e onde vive há 40 anos, para atender a chamado de sua mãe Glicéria Vasconcelos que fundou o afoxé junto com a própria Silvana e a professora, compositora, etnomusicóloga e folclorista Emília Biancardi, fundadora do Grupo Folclórico Viva Bahia. Glicéria estava presente junto com Ebomi Nice e Hamilton Ribeiro pessoas muitos significativas na história do Bloco. Também foi lembrado e homenageado, Negão de Doni, Diretor e cantor dos Filhos de Gandhy que criou as Filhas de Gandhy e fazia parte do Viva Bahia.

Durante a apresentação do tema ‘Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado’ cuja proposta é ressaltar, ainda mais, a identidade de matriz africana, principalmente através do ritmo ijexá, na sua musicalidade, repertório, danças e figurinos, Silvana Magda relembrou os momentos difíceis pelas quais a agremiação passou, quando chegou a ser despejada e revelou como resolveu assumir tão nobre missão de comandar o Afoxé Filhas de Gandhy.

“Minha filha eu preciso de sua ajuda. Minha saúde está debilitada e eu preciso colocar o Afoxé Filhas de Gandhy no Carnaval para comemorar seus 45 anos. E quando a mãe pede a filha obedece”. Serão dois desfiles no Circuito Batatinha no Centro Histórico, no sábado (10), e no circuito Dodô (Barra/Ondina) na segunda-feira (12).

As vendas dos abadás do bloco serão anunciadas na próxima sexta-feira (19). Sem falar além de que no sábado teremos um esquenta percussivo, que vai reunir cerca de 50 percussionistas e baianas na porta da sede e grandes nomes do cenário musical”.

E mais, prosseguiu Silvana: Eu sei que muitos de vocês estão surpresos com essa notícia. Afinal, eu sempre estive longe, morando no exterior. Mas eu nunca esqueci das Filhas de Gandhy. Ao lado de Glicéria, a Ebomi Nice pediu um Carnaval de paz “Quando as mulheres estiverem passando que os homens a aplaudam. Nós pedimos amor, compreensão e respeito”.

A Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy é uma entidade filantrópica, fundada em 1979, reconhecida de utilidade pública desde 2001 e desempenha um papel fundamental e inspirador no Carnaval da Bahia.

Reúne mulheres dos mais diversos seguimentos sociais, como secretarias do lar, lavadeiras, enfermeiras, médicas, cozinheiras, profissionais liberais, empresárias, assim como as Yas, Mametos, Equedes, Makotas e filhas de santo dos diversos terreiros de Candomblé da Bahia, como Gantois, Bate Folha, Ilê AxêOpó Afonjá, dentre outros.

Foto: Silvana Magade e sua mãe Glicéria – Edgar de Souza