“A Fundação Johan Cruyff vai lançar o Cruyff Court Pelé no dia 9 de dezembro, sábado, 9h, na comunidade 52 em Santos (SP), marcando a abertura do 300º Cruyff Court no mundo. O projeto presta homenagem a duas lendas que tiveram um enorme impacto na história do esporte. Tanto Johan Cruyff quanto Pelé aprenderam tudo sobre o jogo de futebol nas ruas e serão uma enorme inspiração para as crianças locais que utilizarão este Cruyff Court nos próximos anos. Susila Cruyff, a filha de Johan e membro da direção da Fundação Cruyff, estará presente na cerimônia de abertura, que fará deste marco histórico uma celebração para toda a comunidade. Ela será acompanhada pelas lendas do Santos Futebol Clube, Pepe, Lima e Manoel Maria.
Johan Cruyff acreditava no poder infinito do esporte e sua influência no desenvolvimento das crianças e dos jovens. Por esta razão, criou a Fundação Cruyff após a sua carreira no futebol. A instituição está empenhada em criar espaços para que as crianças se desenvolvam física, mental e socialmente através do esporte. Para que isso aconteça, a organização trabalha com parceiros locais fortes e com ideias semelhantes.
Santos foi a cidade escolhida para sediar mais um Cruyff Court, berço do Santos Futebol Clube, um dos mais tradicionais times de futebol do Brasil e de muitos ídolos do esporte. Também é conhecida pelo seu “futebol arte” e por ter sediado jogos de importantes competições nacionais e internacionais. O Cruyff Court é uma plataforma social que utiliza o esporte e as 14 regras de Johan Cruyff para levar desenvolvimento integral, inclusão e formação cidadã a crianças e jovens.
Com o apoio da Fundação Johan Cruyff e da UEFA Foundation for Children, a iniciativa pretende proporcionar um espaço seguro com programação esportiva às crianças e jovens dos bairros de Santos que sofrem com a falta de atividades socioeducativas na região, que é a maior comunidade de palafitas da América Latina. Tendo em vista os objetivos propostos pelas atividades esportivas do Cruyff Court, inspiradas nas 14 regras de Johan Cruyff, esta será uma oportunidade de ampliar as perspectivas das crianças para um futuro socioafetivo equilibrado, tendo em vista o espaço e a proposta de trabalho, que se baseiam em relações respeitosas em um ambiente seguro.
A Fundação Cruyff desenvolve projetos em mais de 20 países. O Cruyff Court Pelé é um marco como o 300º Cruyff Court no mundo e o 4º no Brasil. Em 2010, em parceria com o Instituto Plataforma Brasil (IPB), foi construído o primeiro Cruyff Court das Américas, na zona leste da cidade de São Paulo. Este projeto tem oferecido, ao longo dos anos, novas oportunidades a mais de 4.000 crianças e jovens e recebeu, em 2012, o prêmio de Melhor Cruyff Court do Ano, entregue pelo próprio Johan Cruyff, e o prêmio Frans Banninck Cocqpenning (2016), entregue pelo Prefeito de Amsterdã, que visitou pessoalmente o projeto duas vezes.
Niels Meijer, Diretor Executivo da Fundação Cruyff, afirma que a instalação irá beneficiar especialmente as crianças e os jovens para os quais o esporte não é uma parte garantida das suas vidas. “Com este Cruyff Court, criamos espaço. Espaço para praticar esporte. Espaço para fazer amigos. Espaço para se divertir. Espaço para crescer através do esporte e do jogo”.
O Instituto Plataforma Brasil é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que incentiva jovens a assumirem papéis de liderança na transformação das comunidades onde vivem. O IPB acredita no poder dos jovens para impulsionar movimentos de transformação. Para isso, promove projetos educacionais, esportivos e culturais que oferecem oportunidades de desenvolvimento e empoderamento para os jovens, com o objetivo de gerar um movimento de transformação que começa no indivíduo e se expande – do Ego ao Eco.
“Além de um espaço maravilhoso, será oferecido um programa contínuo de esporte- educação duas vezes por semana para 300 crianças.”, diz Joëlke Offringa, presidente do Instituto Plataforma Brasil.
Para promover o projeto em Santos, foi criada uma parceria com o Instituto Arte no Dique, também uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que realiza desde 2002 um importante trabalho sócio-cultural com a população do Dique da Vila Gilda, uma das regiões com maior nível de vulnerabilidade social de Santos, onde também está sendo construído o novo Cruyff Court. O Arte no Dique visitou pessoalmente a Fundação Cruyff na Holanda e apresentou a ideia de trazer o projeto para Santos ao prefeito da cidade, Rogério Santos, que imediatamente abraçou essa maravilhosa oportunidade para a comunidade local, e apresentou à COHAB Santista como parceira local. Desde então, nenhuma força foi poupada para fazer o projeto acontecer.
“O Cruyff Court Pelé será de fundamental importância para a comunidade da Vila Gilda e fará total diferença na região.”, diz José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente do Instituto Arte no Dique.
Para que esse projeto se tornasse realidade, contou-se também com a parceria da Fundação Pelé. A Vopak WeConnect é o parceiro fundador, com quem o IPB tem promovido também o projeto Go Alemoa Go desde 2018 em diversas comunidades da zona noroeste de Santos. Além disso, parcerias foram construídas com as empresas Signify, AkzoNobel e Parque Balneário Hotel Santos”.
Johan Cruyff Foundation
https://www.cruyff-foundation.org/en/