A trajetória de uma das bandas mais longevas e revolucionárias do rock mundial chega ao Curta!. Dividido em duas partes, “The Rolling Stones: Crossfire Hurricane” conta a história do grupo liderado por Mick Jagger desde suas primeiras apresentações nos anos 1960. O título do documentário, dirigido por Brett Morgen, é tirado do primeiro verso da canção “Jumpin’ Jack Flash”, de 1968: “I was born in a crossfire hurricane” (em tradução livre “Eu nasci em um furacão de fogo cruzado”). A primeira parte vai ao ar hoje no dia temático “Segundas da Música”, às 23h.
Os integrantes da banda Mick Jagger e Keith Richards e os ex-membros Mick Taylor e Bill Wyman narram as imagens de arquivo apresentadas e fazem uma análise cronológica com um foco que se estende até o início dos anos 1980. Logo de início, eles lembram quando eram apenas um pequeno grupo de jovens apaixonados por blues, o início do sucesso com suas canções e a insistência da imprensa da época em criar uma rivalidade com os Beatles.
Um dos pontos altos é a homenagem a Brian Jones, um dos fundadores do Rolling Stones, falecido precocemente em 1969 — resultado catastrófico do abuso de álcool e drogas. Jones é lembrado por seu notável talento musical e por ter sido o primeiro compositor do grupo. O filme traz imagens de uma apresentação de Mick Taylor feita no Hyde Park — um dos principais parques de Londres — em memória do músico que o antecedeu como guitarrista da banda.
A produção do documentário foi feita pelos próprios Stones, que não se esquivam de abordar temas íntimos e mais polêmicos como o abuso de drogas — que levou Jagger e Richards à prisão —, as dissidências entre os integrantes, questões financeiras, a fama de “malditos” e a relação com um público que se dividia entre a agressividade e a histeria.
“The Rolling Stones: Crossfire Huricane” pode ser assistido também no CurtaOn — Clube de Documentários, na Claro TV+ e em seu site oficial. A partir de 28 de novembro, o streaming também estará no Amazon Prime Video e novos cadastros terão sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo.