Cruyff Court Pelé será inaugurado em Santos – Blog do Marrom

Cruyff Court Pelé será inaugurado em Santos

Cruyff Court Pelé será inaugurado em Santos

A Fundação Johan Cruyff vai lançar o Cruyff Court Pelé no dia 9 de dezembro em Santos (SP), a partir das 9h, marcando a abertura do 300º Cruyff Court no mundo. A iniciativa presta homenagem a duas lendas que tiveram um enorme impacto na história do esporte. Tanto Johan Cruyff quanto Pelé aprenderam tudo sobre o jogo de futebol nas ruas e são até hoje inspiração para as crianças. O Cruyff Court é uma plataforma social que utiliza o esporte para levar desenvolvimento integral, inclusão e formação cidadã a crianças e jovens. Localizado na comunidade 52, na Zona Noroeste, o espaço cotará com campo de futebol.

Santos foi a cidade escolhida para sediar mais um Cruyff Court, berço do Santos Futebol Clube, um dos mais tradicionais times de futebol do Brasil e de muitos ídolos do esporte. Também é conhecida pelo seu “futebol arte” e por ter sediado jogos de importantes competições nacionais e internacionais.

Com o apoio da Fundação Johan Cruyff e da UEFA Foundation for Children, o projeto pretende ajudar crianças e jovens dos bairros de Santos que estão diretamente relacionados com a falta de atividades sócio-educativas na região: em Santos, no Dique da Vila Gilda, está a maior comunidade de palafitas da América Latina, onde vivem 26 mil famílias.

A Fundação Cruyff desenvolve projetos em mais de 20 países. O Cruyff Court Pelé representa um marco como o 300º Cruyff Court no mundo, e é o 4º no Brasil. Em 2010, em parceria com o Instituto Plataforma Brasil (IPB), foi construído o primeiro Cruyff Court das Américas, na zona leste da cidade de São Paulo. Este projeto tem oferecido, ao longo dos anos, novas oportunidades a mais de 4.000 crianças e recebeu, em 2012, o prêmio de Melhor Cruyff Court do Ano, entregue pelo próprio Johan Cruyff, e o prêmio Frans Banninck Cocqpenning (2016), entregue pelo Presidente da Câmara de Amsterdã, que visitou pessoalmente o projeto duas vezes.

Niels Meijer, Diretor Executivo da Fundação Cruyff, afirma que a instalação irá beneficiar especialmente as crianças e os jovens para os quais o esporte não é uma parte garantida das suas vidas. “Com este campo Cruyff, criamos espaço. Espaço para praticar esporte. Espaço para fazer amigos. Espaço para se divertir. Espaço para crescer através do desporto e do jogo”.
“Além de um espaço maravilhoso, será oferecido um programa contínuo de esporte- educação duas vezes por semana para 300 crianças. Através de uma metodologia especialmente desenvolvida no Brasil, as crianças irão praticar as 14 regras de ‘cidadania’ de Johan Cruyff jogando juntas”, diz Joëlke Offringa, presidente do Instituto Plataforma Brasil.
“Cruyff, além de ter sido um super jogador de futebol no famoso Carrossel Holandês de 1974, depois teve uma posição admirável, se recusando a disputar a Copa do Mundo na Argentina, em, 1978, onde havia uma sanguinária ditadura. Ele disse que não compactuaria com um evento em um país onde pessoas estavam sendo torturadas e mortas. Fiquei ainda mais fã dele por conta deste posicionamento. E a Fundação Cruyff faz um trabalho maravilhoso e, em Santos, será de fundamental importância para a comunidade da Vila Gilda, que terão oportunidades tanto de cidadania como de laser. Pessoal do 52 está de parabéns por ter entendido e abraçado o projeto, que fará total diferença na região”, diz José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente do Instituto Arte no Dique.

O lançamento do Cruyff Court Pelé tem realização da Johan Cruyff Foundation, da UEFA Foundation for Children, do Instituto Plataforma Brasil e do Instituto Arte no Dique, com apoio institucional da COHAB Santista e da Prefeitura Municipal de Santos e parceiro fundador a Vopak WeConnect Foundation.