Apesar de estar em São Paulo, recebo noticias da Expo Carnaval Brazil que está acontecendo em Salvador. Vamos ao fatos.
“Aberta nesta sexta-feira (24/11), no Centro de Convenções Salvador, a Expo Carnaval Brcazil premedita a maior festa popular do país, com propostas, ideias e músicas. No ritmo de samba da Imperatriz Leopoldinense, sob o comando do carnavalesco e apresentador da TV Globo, Milton Cunha, o público entrou no ritmo da folia já no início do evento.
Muito concorrida, a cerimônia oficial de abertura, contou com a participação do Prefeito de Salvador, Bruno Reis; o Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, Ministério do Turismo; Pedro José de Lima Neto, Superintendente do Banco do Nordeste; João Jorge, Presidente da Fundação Palmares, e Tuca Zamaroni, CEO da Zum Brazil, realizadora do evento junto com a Join Entretenimento.
Na programação do primeiro dia, um dos destaques foi a diplomação de Carlinhos Brown, que recebeu o título de Embaixador do Turismo das mãos de Marcelo Freixo, presidente da Agência de promoção do turismo brasileiro – Embratur. Após a diplomação. A cerimônia contou a presença de Margareth Menezes, Ministra da Cultura. Em seguida, Margareth e Freixo se juntaram com Júlio Ribas, CEO da Vinci, para debaterem o tema Destino – Carnaval Brasil.
Já os 40 anos de carreira de Daniela Mercury foram comemorados no painel Rede Bahia – Bahia Folia – Décadas de alegria, às 16h20, que também vai homenagear os 30 anos do Bahia Folia e os 50 anos do Ilê Aiyê. Ao lado do filho Gabriel Póvoas, a cantora apresentou alguns de seus principais sucessos. A apresentação será de Camila Marinho.
O primeiro dia foi pontuado pelas intervenções musicais e culturais com apresentações da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense (RJ), Cortejo Afro, Flor do Campo (Cuiabá), Mocidade Alegre (SP), Boi Caprichoso de Parintins e encerrando com o Corpo de Balé de Costa de Sauípe.
No pavilhão, cerva de 60 estandes apresentaram produtos, serviços e outras sugestões para festas e o Carnaval 2024.
O tema As cidades e o fortalecimento do Carnaval Brasileiro abriram o painel de debates do Carnaval Academy, com as participações de autoridades de várias cidades carnavalesca Marah Costa (Belo Horizonte), Isaac Edington, (Salvador), Gustavo Mostof (Rio), Thiago Lobo (São Paulo) e André Brasileiro (Recife) O bate-papo foi mediado Rita Fernandes. Já o tema Mulheres no comando – Força Feminina na construção do Carnaval foi discutido por Thais Haliski (SP), Célia Domingues (RJ), Ju Ferraz (Camarote N1) e Merina Aragão (SSA), com mediação da jornalista Christiane Pelajo.
Na programação do Carnaval Academy, o Protagonismo Negro no Carnaval do Brasil foi debatido por com Alberto Pitta, Zebrinha, Silvio Botelho (Bonecos de Olinda). A mediação foi da jornalista Wanda Chase. O tema Marcas e Produtos do Carnaval contou com a participação de Gabriel David (LIESA), Duda Magalhães (DREAM) e Gabriel Simas (TIK TOK). A mediação foi de Maurício Magalhães. O debate foi encerrado com o bate-papo sobre O Poder Transformador da Economia Criativa, com participação de Carlinhos Brown e Pedro Tourinho (Secult)”.
Fotos: Divulgação
1 – Imperatriz Leopoldinense
2 – Margareth Menezes, Carlinhos Brown e Marcelo Freixo
3 – Daniela Mercury, Camila Marinho e Vovô do Ilê