“Essa É a Bahia”, é o nome do show que a Quebales apresenta no dia 3 de dezembro, às 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) dentro do Projeto Domingo no TCA. Ingressos custam R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia). Diretamente do Nordeste de Amaralina, a Quabales recebe Ivete Sangalo, Zé Ricardo e Baile Favellê como convidados especiais. O grupo anfitrião trará no repertório trabalhos autorais e músicas conhecidas do público baiano, misturando tecnologia, performance e ancestralidade para mostrar a força das favelas e das periferias.
Fundada em 2012, a Associação Cultural Quabales é um projeto socioeducativo e cultural idealizado por Marivaldo dos Santos e pela produtora Fernanda Mello. Seu objetivo é, através de um aprendizado colaborativo, incentivar a inclusão social e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, usando a música, a arte e a cultura como ferramentas para o combate às desigualdades. As atividades acontecem no Nordeste de Amaralina, comunidade soteropolitana com mais de 100 mil habitantes e berço de Marivaldo, multi-instrumentista, compositor, produtor e integrante do STOMP, que está em cartaz na Broadway há mais de 20 anos. Sem nunca desviar o olhar de suas origens, Marivaldo quis compartilhar suas conquistas e experiências de vida, para estimular novas perspectivas à sua comunidade.
A Quabales Banda é cria da instituição Quabales. O grupo, cujos membros são oriundos das oficinas promovidas, tem direção artística do próprio Marivaldo dos Santos e mistura música, performance, percussão baiana, hip hop, pagotrap, canto, batida eletrônica e a linguagem performática do STOMP – que deu as primeiras ferramentas musicais para a construção e é um dos primeiros apoiadores para o desenvolvimento do Quabales.
Fotos
1 – Quebales Cassius Borges (Divulgação)
2 – Ivete Sangalo (Divulgação)
3 – Zé Ricardo (Divulgação)