No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra com uma série de eventos incluindo a bela iniciativa do CORREIO com o Afro Fashion Day marcado para o dia 25, nada mais pertinente que relembrar uma grande apresentação que o Ilê Aiyê fez em Roma. O bloco comemora 50 anos de seu primeiro desfile no Carnaval em 2024. Eu fui convidado pelo presidente do Ilê, o querido Antonio Carlos dos Santos, mais conhecido como Vovô.
Foi minha primeira experiência internacional com O Mais Belo dos Belos. Vovô, que fez o convite, não pôde viajar. Mas se fez representar por sua equipe e pelo time do Ilê formado por belas dançarinas e sua batida forte e pulsante sob o comando de Mestre Mário Pam. E como era de se esperar, a moçada do Curuzu fez bonito.
Na capital italiana, todos ficamos hospedados num hotel em Campo de Fiori e a apresentação do Ilê estava programada para a abertura do evento na Piazza Navona, uma das mais célebres praças de Roma. A sua forma assemelha-se à dos antigos estádios da Roma Antiga. E é nesta mesma praça que fica localizada a Embaixada do Brasil que serviu de base para o pessoal do Ilê se concentrar até iniciar sua apresentação. Leia matéria completa no Baú do Marrom @correio24horas