“Afeto, um Auto de Amor ao Teatro”, é o mote da 29ª edição do Prêmio Braskem de Teatro que acontece no dia 29 de novembro, no teatro Sesc Casa do Comércio, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador. O espetáculo, dirigido por André Simões (o querido Andrezão) irá homenagear 29 pessoas que fizeram e fazem parte da história das artes cênicas na Bahia, com muita diversão, críticas, integração e muitas surpresas.
“O maior objetivo do conceito da cerimônia é juntar pessoas em afeto. Esse é um espetáculo que prestigia e celebra o teatro baiano de uma forma leve e interativa, com uma visão da dualidade entre a inteligência ancestral e artificial, além de promover a diversidade e a inclusão”, comenta Simões. Dividem o roteiro, o cordel de Maviael Melo, o humor de Alan Miranda, a criatividade de Andrezão Simões e as texturas do artista Juraci Dórea.
As homenagens foram direcionadas para Harildo Deda, o centenário de Nilda Spencer, a José Celso Martinez e outros grandes nomes que partiram. Artistas do teatro brasileiro, a exemplo de Amir Haddad, mestre do teatro de rua, com diversas atuações e participações especiais no teatro, na música e na comunicação, foram agraciados; assim como o elenco do espetáculo, Osvaldinho Mil, Denise Correia, Evelin Bunchegger, Bárbara Borga, Inaê, Lucio Tranchesi e Peu Alves, artistas que irão traduzir uma jornada das “africanidades até as nordestinidades” durante as apresentações.
André Simões também evidencia o trabalho de criação e performance musical por Yacoce Simões e Marco Lobo, que trabalham a ritmia, a percussividade e a melodia baiana. Iluminação, com Irma Vidal; Felipe Cipriani, na cenografia; Ronaldo Sales, na projeção mapeada e Selma Santos, na produção.
A diretora de Marketing e Comunicação da Braskem, Ana Laura Sivieri, celebra o prêmio. “Acreditamos no poder das relações humanas e na arte como forma de dar luz a pautas do nosso dia a dia, como diversidade, inclusão e inovação, temas que se destacaram no espetáculo do Prêmio Braskem de Teatro este ano”, conclui.