Flica movimenta Cachoeira de quinta a domingo – Blog do Marrom

Flica movimenta Cachoeira de quinta a domingo

Flica movimenta Cachoeira de quinta a domingo

 

A 11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) acontece dos  dias 26 a 29 de outubro (quinta a domingo) na cidade história do Recôncavo baiano.  O evento que é conhecido mundialmente como um espaço de produção, difusão e fomento do campo literário, reunirá personagens que marcam o segmento, nas mais diferentes regiões do planeta.

Com o tema ‘”Poéticas Afroindígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”, a Flica é que um dos maiores e mais renomados eventos literários e apresenta uma grade diversa, protagonizada por autores da literatura nacional e internacional, que promete agradar adultos e crianças. A proposta é assegurar a presença de todos os públicos, a partir de diferentes espaços:

Tenda Paraguaçu – localizada próximo ao Rio Paraguaçu e abriga os principais nomes do evento; Geração Flica – este espaço fica na Estação Ferroviária e visa fomentar a leitura para o público jovem (14 a 24 anos) e a Fliquinha – com programação e decoração exclusiva para o público infantil, que vai ficar localizada no auditório da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (CAHL/UFRB).
A Flica 2023 também assegura espaços conhecidos como a Casa do Governo, na Fundação Hansen Bahia; as Casas das Editoras Baianas, na Tenda Principal e as Feiras de livros, das Mulheres Negra, de Artesanato e da Economia Criativa. Além disso, também está inaugurando novos produtos que demarcam a diversidade de conteúdo na Festa: a Flica Audiovisual – realizada no Cine Theatro e em parceria com a TV ALBA; Academia Cruzalmense de Letras e Academia Maçonica de Letras e Artes com mesas de debates e lançamento de publicações; a Casa do Patrimônio – espaço que reunirá conteúdos referentes ao Patrimônio Material e Imaterial (Casa do IPHAN).
Também terá a Casa Preta Hub – espaço que apoiará os artistas locais a produzir conteúdo para o digital, fotográfico e de som, além do espaço de coworking para co-criar e desenvolver os negócios locais; o Espaço Dannemann – com atividades de extensão, pela primeira vez, na cidade de São Félix; a Casa da Irmandade Nossa Senhora da Ajuda – contará com a exposição dos acervos e publicações que marcaram a trajetória da editora Solisluna; a Santa Casa Cultural – espaço dedicado a lançamentos de livros, poesias, artes, apresentação do Projeto Instituto e Memorial Santa Casa Cultura Viva, Saraus, dentre outras novidades.
O evento é totalmente gratuito e contará também com fanfarras de escolas públicas, grupos musicais, exposições, teatro, poesia, dentre outras ações. A proposta é promover reflexões que mesclam a literatura da Bahia com as mais diversas manifestações culturais e populares. A Flica também é importante por movimentar a economia da região, principalmente no setor de serviços, o que acaba criando empregos temporários.

A programação completa está disponível no site https://flica.com.br/

Foto: Tiganá Santana um dos participantes da Flica (Divulgação)