1ª edição do Recôncavo Instrumental no Museu de Arte Moderna – Blog do Marrom

1ª edição do Recôncavo Instrumental no Museu de Arte Moderna

1ª edição do Recôncavo Instrumental no Museu de Arte Moderna

Entre os dias 28 de outubro e 04 de novembro, a Bahia vai ser palco da 1ª edição do Festival Recôncavo Instrumental. O evento celebra a diversidade de idiomas clássicos da música mundial unindo grandes instrumentistas e compositores da África ocidental, Saara, Haiti, Oriente Médio, Bahia e Brasil, em diferentes cidades baianas.
A abertura do festival acontece no dia 28 de outubro, no Museu de Arte Moderna (Salvador), juntamente com o projeto JAM no MAM. O Recôncavo Instrumental vai apresentar uma herdeira da tradição de Gâmbia, a compositora e multi-instrumentista Sona Jobarteh, primeira mulher virtuose da Kora. Sona é descendente de uma das cinco mais importantes famílias Griot da Gâmbia, cujos membros são os únicos autorizados a tocar o Kora, harpa africana com 21 cordas e instrumento clássico da África ocidental.

A cantora vem ao Brasil para apresentações em Salvador e São Paulo. A sua única apresentação na Bahia será no Recôncavo Instrumental e Sona vai unir a tradicional música de Gâmbia com o jazz, pop e blues, em um show único, que também apresenta sua banda formada por músicos ingleses, de Senegal e de Gâmbia. Esta é uma ótima oportunidade para amantes dos ritmos e para público cativo do projeto JAM no MAM, que acontece no local desde 2007 e vem formando diferentes gerações de músicos e de público cativo.

A JAM é um projeto da Huol Criações e oferece performances de música instrumental com a banda Geléia Solar, dedicada a desenvolver uma sonoridade que bebe na fonte da pluralidade de ritmos da cultura popular da Bahia.
Ainda no MAM, mas no domingo (29), será a vez da pianista Simone Leitão convidar os músicos Daniel Guedes, Iberê Carvalho, Lucas Santos e Uiler Moreira para, juntos, tocar as obras de Dorival Caymmi, Tom Jobim e do compositor argentino, Astor Piazzola. No mesmo dia, acontece o show da cantora e compositora canadense de origem haitiana, Melissa La Veaux, em passagem pela Bahia.
O Festival tem a direção artística da pianista brasileira Simone Leitão e reunirá apresentações em Salvador, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, Cachoeira e Saubara. O Festival Recôncavo Instrumental é um projeto realizado pelo Instituto Popular do Recôncavo (IPR) e conta com o patrocínio da Acelen, através da Lei de incentivo à Fazcultura, do Governo da Bahia.

Confira a programação completa do evento no site www.reconcavoinstrumental.com e pelas redes sociais @reconcavoinstrumental.

Foto: Sona Jobarteh (Divulgação)