Assim que terminaram os festejos da Lavage muita gente foi saborear uma feijoada, por sinal bastante elogiada, E depois todos caíram na pista com um repertório de música brasileira. Motivos todos tinha para comemorar principalmente para os organizadores, Robertinho Chaves, Carlinhos Brown, Fábio Almeida, Irá Carvalho e sua equipe.
Mas, além deles, outros baianos também tiveram seus motivos para comemoração como Keka Oxossi, Caco Monteiro (que mesmo com um pé engessado não fugiu da raia) e Pai Pote. Aliás Pai Pote, pai espiritual da Lavage é um caso à parte.
Babalorixá do Ilê Axé Oju Onire. ele é formado em História pela Universidade FTC (2014). Pós-graduado em Política e Gestão Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2019). Produtor, gestor e educador cultural. Conselheiro de Cultura do Município de Santo Amaro (2018-2022). Atualmente é presidente da Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onire e da Associação Bembé do Mercado.
Foi articulador do processo de reconhecimento do Bembé do Mercado como Patrimônio Imaterial do município de Santo Amaro, do estado da Bahia e do Brasil. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Àfrica e da diáspora, em especial as religiões de matrizes africanas.
Fotos: Divulgação
1 – Carlinhos Brown e Robertinho
2 – Irá e Mariana Carvalho
3 – Caco Monteiro
4 – Pai Pote e Keka Oxossi