O Rei do Pop, Michael Jackson se estivesse vivo completaria 65 anos nesta terça-feira (29). Datas como essa fazem os fãs brasileiros lembrarem do cantor, compositor e dançarino norte-americano e, por isso, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou para fazer um levantamento especial sobre os dados musicais do artista cadastrados na gestão coletiva.
O estudo apontou que as músicas de autoria de Michael Jackson e as versões de suas canções mais ouvidas no Brasil nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública foram “Love never felt so good”, “Billie Jean” e “Beat it”, ocupando as três primeiras posições. Na quarta posição, ficou “Don’t stop ‘til you get enough” e, na quinta, apareceu “A paz”, uma gravação do grupo Roupa Nova, versão de “Heal the world”.
Já na liderança da lista das canções de autoria do astro pop mais regravadas até o momento está “Billie Jean”, seguida por “We are the world” e “Beat it”, segunda e terceira colocações, respectivamente.
Michael Jackson tem 259 obras musicais e 877 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil. Elas foram disponibilizadas em seu nome pelas associações musicais estrangeiras que o representam e possuem contratos de representação ou reciprocidade com as entidades brasileiras congêneres para que os seus direitos autorais de execução pública sejam garantidos no país. Desta forma, quando a sua música ou de qualquer artista estrangeiro toca no país, o Ecad arrecada os valores referentes aos direitos autorais e os distribui para as associações brasileiras, que fazem o repasse para as associações estrangeiras. Essas sociedades internacionais garantem os repasses a artistas e compositores de outros países por meio desses contratos de representação.
Como determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), os herdeiros do Rei do Pop terão direito a receber os rendimentos por suas canções tocadas no Brasil por 70 anos após a sua morte.
Ranking de músicas de autoria de Michael Jackson e versões de suas canções mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)
|