Homenagem a João Pernambuco na UFBA – Blog do Marrom

Homenagem a João Pernambuco na UFBA

Homenagem a João Pernambuco na UFBA

 

No dia 31 de agosto, 18h30, no Espaço Cultural Raul Chaves, da Faculdade de Direito da universidade, na Graça um recital de violões, organizado pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o lançamento do livro “Raízes e Frutos da Arte de João Pernambuco”, do biógrafo José Leal, integram programação cultural da Aula Magna “Desafios da Universidade Pública”, a ser proferida pelo reitor da UFBA, Paulo Miguez,

O evento científico, organizado pela Faculdade – direção, colegiados do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Direito –, assim como a parte cultural, são abertos ao público até a lotação do espaço e têm vagas limitadas. Na abertura, haverá as participações do Madrigal da UFBA, sob a regência do maestro Rafael Garbuio, e da Orquestra de Violões da UFBA, com o solista Ricardo Camponogara, que fará a primeira homenagem da noite ao compositor e instrumentista João Pernambuco. Após a palestra, será a vez dos violonistas e professores da Escola de Música apresentarem o repertório de canções consagradas do pioneiro João Pernambuco.

A homenagem na Bahia acontece em ano comemorativo, em que se celebram os 140 anos de nascimento do compositor pernambucano, que foi o primeiro músico a compor para violão solo no Brasil, tornando-se protagonista da história do violão brasileiro. A sessão de autógrafos de “Raízes e Frutos da Arte de João Pernambuco” encerrará a programação.

O livro, editado pelo Instituto de Arte Popular João Pernambuco (IAPJP), reconstitui a trajetória de vida e obra do ferreiro de profissão, violonista e compositor pernambucano João Teixeira Guimarães, que, por cultivar com maestria as raízes e frutos de sua arte musical nascida no sertão de Pernambuco, ficou conhecido como João Pernambuco.

José Leal, que assina a obra, é autor do clássico da musicografia brasileira e nordestina “João Pernambuco – Arte de um povo”, vencedor do Concurso Nacional de Monografia, promovido e editado pela FUNARTE em 1983. Sua nova publicação, que lança em Salvador em noite de autógrafos, traz recortes da história de Pernambuco e do Rio de Janeiro, por onde o violonista pernambucano desenvolveu sua trajetória.

João Pernambuco integrou o lendário grupo “Os Oito Batutas”, bem como influenciou a formação de diversos grupos musicais, consagrando-se como precursor da difusão da música nordestina no Brasil. Suas canções foram interpretadas por Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Noel Rosa. Já dividiu o palco com Levino Albano da Conceição, Quincas Laranjeiras (Joaquim Francisco dos Santos), Pixinguinha, Dilermando Reis, Meira (Jayme Tomás Florence), o poeta Catulo da Paixão Cearense, entre outros. Entre os sucessos de João Pernambuco estão a toada “Luar do Sertão”, com letra de Catulo da Paixão Cearense, e o choro-maxixe “Sons de Carrilhões”, gravado por inúmeros músicos brasileiros e de 23 países de cinco continentes.

Uma parte simbólica das composições de João Pernambuco será apresentada ao público no dia do evento, na quinta, 31/08, por professores e violonistas da Escola de Música da UFBA: Mario Ulloa, Vladimir Bonfim, Ricardo Camponogara, Jana Vasconcellos, Felipe Rebouças, Rebeca Lorenzi, Robson Barreto e Adriano Oliveira.