Uma das pioneiras da cena axé que explodiu nacionalmente em 1985 e revelou uma geração de talentoso artistas da Bahia pós Tropicalismo a cantora Sarajane (A Roda, Vale) iniciou uma campanha para que a Axé Music se torne um patrimônio imaterial. Fala Sara:
“Quem realmente gosta desse estilo, sabe da sua importância em vários setores como os da cultura e do turismo. O axemusic é uma mistura de células que teve uma movimentação e transformação de 1980 até hoje levando o nome da Bahia para o mundo. Em um momento onde o Rio de Janeiro era a grande vitrine da música, turismo. Salvador não tinha tanta visibilidade. Seus artistas tinham que sair daqui para morar fora para fazer sucesso”.
E mais prossegue a cantora: “O AXÉ MUSIC transformou a nossa Cidade com os tambores dos nossos ancestrais, nós artistas divulgamos a nossa terra para o mundo, o nosso jeito de corpo, cores, cheiros, sabores, história. O Brasil e o mundo se curvaram à terra mãe do Brasil. Eu luto Faz muitos anos para que o axemusic seja registrado como #patrimônioimaterial por que o #funkcarioca o #frevo #samba #caboclinho podem e o axé music não? Por isso solicito que levantem essa bandeira. O axé music merece!!!