Tá puxado
Janeiro 29, 2018
 

Onde moram os famosos em Salvador?

Confira a lista dos 20 artistas que se entregaram às delícias de morar na capital

Por Kelven Figueiredo e Rafaela Souza

Não é de hoje que Salvador serve de inspiração para os artistas de todo o Brasil, seja pelas belas praias, a noite boêmia ou a usual alegria do soteropolitano. O fato é que quem é de Salvador não quer sair daqui. A prova disso são os famosos que mesmo com carreiras consolidadas, cachês estratosféricos e a possibilidade de viver em qualquer outro lugar do mundo não largam a capital por nada.

O cantor e compositor baiano Dorival Caymmi já se deixou levar pelo clima das tardes de Itapuã e até recomenda: “Você já foi à Bahia, nêga? Não? Então vá!”. Assim como Caymmi, o escritor Jorge Amado é um eterno apaixonado não só por Salvador, mas por toda Bahia, onde se ambienta a maioria das suas obras. Ele gostava tanto da sua terra que daqui jamais saiu. Também não podemos deixar de falar dos encantos que toda menina baiana tem? Segundo os cantores Gil e Caetano é obra do divino repetido nos versos: “Que Deus deu, que Deus dá”.

E quem ainda não é apaixonado pela Bahia e pela capital soteropolitana é porque desconhece a sensação de passar uma tarde em Itapuã, tomar um banho à noite no Porto, ou mesmo encontrar com os amigos no Rio Vermelho para tomar uma cervejinha junto com o acarajé de Dinha que faz a cabeça dos turistas. Confira a lista dos 20 artistas que se entregaram às delícias de morar em Salvador:

Daniela Mercury

A Rainha do Axé, Daniela Mercury, nascida e criada no bairro de Brotas, mesmo após a fama nunca deixou a cidade e atualmente reside no Condomínio Costa Verde.

Ivete Sangalo

A queridinha do carnaval de Salvador veio de Juazeiro para cá ainda muito novinha e parece ter caído nas graças da capital, já que reside na Mansão Morada dos Cardeais. A lista de casas em que morou na capital ainda inclui um apartamento na Federação e outro na Pituba.

Cláudia Leite

Até a carioca Cláudia Leitte adorou não só a cidade e todos os atrativos que Salvador possui, mas também o ritmo do axé que embalou e embala o melhor carnaval do Brasil. É no Alphaville da Paralela que a loira decidiu descansar em suas visitas a Salvador. No entanto é nos Estados Unidos, em Los Angeles que ela realmente mora, desde 2015.

Márcio Victor

Nascido e criado no Engenho Velho de Brotas, o cantor trocou o “seu guetto” por uma casa em Piatã. O motivo, segundo ele, foi a violência que acontece no bairro. Mas não por isso ele abandonou sua comunidade, vez ou outra ele dá um jeito de voltar lá.

Léo e Lore

O casal queridinho da Bahia também não abandonou suas raízes. O Gigante é vizinho de Claudinha e mora no mesmo condomínio da loira. Pertinho de sua namorada, a ex-bailarina do Faustão Lorena Improta que reside no Condomínio Vivendas do Atlântico, em Vilas do Atlântico. A distância entre os pombinhos é de 14,1 quilômetros, mas esta pode ser superada em 19 minutinhos de carro, em tráfego livre.

Carlinhos Brown

Já Brown tem duas casas na capital e optou pela boêmia do Rio Vermelho, onde mora desde que se mudou do Candeal. Em 2016, adquiriu mais uma propriedade em solo soteropolitano. A casa que pertenceu ao casal Zélia Gattai e Jorge Amado foi arrematada em um leilão pelo cantor. No entanto, ele não se mudou do Rio Vermelho. A casa de Itapuã serve como um ponto de encontro para ele e seus quatro filhos.

Regina Casé

Outra carioca que resolveu saber como é a vida em Salvador foi Regina Casé. A atriz e apresentadora é dona da casa mais conhecida de todo o Santo Antônio Além do Carmo. Localizada na Rua do Carmo, a propriedade atual é fruto da junção de duas casas dos séculos 18 e 19 e foi inteiramente reformada por dentro pelo arquiteto baiano David Bastos.

Maria Bethânia

Apesar de morar no Rio de Janeiro na Estrada da Canoa, localizada no bairro de São Conrado. Quando está em Salvador, a menina de Oyá gosta de descansar na casa que possui na Ladeira da Preguiça.

Caetano Veloso

Natural de Santo Amaro, Caetano já chegou a revelar que considera Salvador a sua primeira cidade grande. Isso porque o filho de dona Canô veio para a capital com apenas 17 anos. Apesar de ter outro apartamento em Ipanema, no Rio de Janeiro. É no apartamento do Rio vermelho que o cantor costuma passar o verão e reunir os seus amigos, principalmente no Ano Novo. Neste ano, até a atriz norte-americana Queen Latifah participou da celebração junto com outros artistas.

Margareth Menezes

Dona de uma das vozes mais conhecidas no carnaval de Salvador, Margareth é mais uma que não saiu da terrinha. Durante a infância, ela vivia cercada pelo conjunto histórico da cidade no bairro de Boa Viagem, o que influenciou muito na sua carreira. Atualmente, a cantora que é considerada a "Aretha Franklin brasileira" reside no Condomínio Aldeia Jaguaribe.

Gilberto Gil

Um dos idealizadores do Tropicalismo e uma das maiores vozes da MPB nasceu no bairro do Tororó, mas passou parte da sua infância em Ituaçu, interior da Bahia. Em meio às mudanças, foi em Salvador que o cantor constituiu família. Com a saída dos filhos de casa, Gil e a esposa Flora decidiram se mudar para um apartamento no Edifício Mansão Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória.

Lázaro Ramos

Apesar de ter deixado a Bahia para morar no Rio de Janeiro devido a carreira, Salvador ocupa um lugar especial no coração do ator baiano. Prova disso é o apartamento que ele possui no Edifício Oceania, um dos prédios mais conhecidos da Barra.

Tia Má

Considerada referência quando se fala sobre empoderamento feminino e racismo, Tia Má é a única da lista que mora no Subúrbio Ferroviário de Salvador, no bairro de Plataforma. A jornalista baiana Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má conquistou milhares de seguidores nas redes sociais.

Xanddy e Carla Perez

O vocalista do Harmonia do Samba e a ex-loira do grupo É o Tchan, assim como Claudia Leitte escolheram o Alphaville para passar os dias quando estão na capital. Isso porque o casal que também já morou em Orlando está vivendo com os dois filhos em Miami.

Bell, Rafa e Pipo Marques

Mesmo com a vida agitada e vários shows espalhados pelo país, ele nunca deixou de viver em Salvador. Atualmente, ele vive com os filhos Rafa e Pipo Marques na Mansão Bernardo Martins Catharino, localizada no Bairro da Graça. O cantor que nasceu no Largo do Terreiro de Jesus se mudou com a família na adolescência para o Tororó.

Igor Kannário

O “príncipe do guetto” já morou na Liberdade e agora vive na orla do bairro de Armação. Além de cantor, Igor ocupa o cargo de vereador na Câmara Municipal, sendo um dos mais votados nas eleições

.