Qual prédio de Salvador te representa?
Fevereiro 5, 2018
Essa vaga é minha
Fevereiro 16, 2018

Onde estão as Cajazeiras 1 e 9?


Uma delas existiu e a outra não chegou a ser construída. O mistério acaba aqui

Caio Issa

Os 20 quilômetros quadrados ocupados pelo complexo que forma a região de Cajacity esconderam, durante anos, a Cajazeiras 1. Sim, ela existe e apenas não ficou conhecida como as demais, que se tornaram bairros. Para facilitar a compreensão, é importante esclarecer que os números dos bairros representam as etapas de construção. No total, foram 11 (etapas). Cajazeiras 1 foi a primeira.

De acordo com a Habitação e Urbanização da Bahia (Urbis) - empresa responsável pela idealização do complexo, diferente das outras, a Cajazeiras 1 é a etapa preliminar do projeto, que se trata da construção do sistema viário, de ruas e avenidas, a exemplo da Via Regional, da rede de água e esgoto e de toda a infraestrutura local. Por isso, ela nunca existiu como bairro.

Todo o processo de levantamento do complexo durou 17 anos, de 1973 até 1990. Em 1986, o Banco Nacional de Habitação (BNH), que financiava a construção de conjuntos habitacionais no Brasil, fechou. A crise da década de 80, conhecida como Crise da Dívida do Brasil, foi um dos propulsores desse acontecimento.

A arquiteta e pesquisadora Ângela Gordilho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), explica que esse momento foi determinante para que o projeto de Cajazeiras 9 não saísse do papel. "Com o BNH fechado em 86, todo o investimento em grandes conjuntos habitacionais decaiu. Logo, houve uma paralisação da construção de conjuntos", esclarece.

No período em que as construções foram paralisadas, o local onde seria construída a Cajazeiras 9 começou a ser ocupado por invasões. No local, foi formada a comunidade do Jardim das Mangabeiras. A Urbis chegou a vender o projeto de Cajazeiras 9 para o Instituto de Assistência e Previdência do Servidor do Estado da Bahia (IAPSEB), para dar continuidade em outro local, que também acabou sendo invadido até que, enfim, desistiram do projeto.