Quiz: o quanto você conhece Cajazeiras?
Fevereiro 19, 2018
Rolé Salvador Concreta: passeio pela cidade
Fevereiro 25, 2018

Você sabe quais são os 10 prédios mais altos de Salvador?


Por Fernanda Lima e Kelven Figueiredo

Já imaginou como é morar a 138,7 metros do chão? Esta é a altura exata do Margarida Costa Pinto, localizado no Corredor da Vitória, que possui uma das vistas mais cobiçadas de Salvador: a da Baía de Todos os Santos. Com 37 andares residenciais, o gigante ocupa o primeiro lugar na lista dos 10 prédios mais altos da cidade. O valor é quase o dobro do tamanho do Elevador Lacerda, que tem 72 metros de altura e corresponde a quase um sexto da altura total do edifício mais alto do mundo: o Burj Khalifa, em Dubai.

O reinado do Margarida, no entanto, pode estar com os dias contados. O provável substituto é o edifício Mansão Wildberger, localizado a apenas 400 metros dali, previsto para ser inaugurado em março deste ano. O projeto assinado pelo arquiteto Fernando Frank terá 40 pavimentos, três a mais que o atual líder, e cada apartamento, com área de 450m², custará por volta de R$ 9 milhões - preço semelhante a uma unidade no Margarida Costa Pinto.

A Vitória, onde os dois prédios se encontram, é uma das três regiões com maior concentração de prédios altos. As outras duas são o Horto Florestal e a Pituba. O engenheiro, arquiteto e assessor técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), Giesi Nascimento, acredita que a aglomeração está associada à questão do uso do solo. Para construir um prédio, é preciso multiplicar o tamanho do terreno por um coeficiente que determina quanto da área total pode ser construída.

No caso dos bairros onde os edifícios são maiores, o índice é superior à média, o que impulsiona as construções para cima. Também pesa na determinação da altura nas regiões luxuosas da capital, segundo o representante, o fato de o investidor priorizar o lucro. Por isso mesmo, a tendência é de que, de andar a andar, Salvador se torne uma cidade de arranha-céus.


Como é definida a altura de um prédio?

A altura de um prédio é determinada pelo Plano de Desenvolvimento Urbano (PDDU), a depender da localização do empreendimento. Se a construção estiver no Centro Histórico, o responsável é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Quando o empreendimento está situado próximo à faixa litorânea, também é feito um estudo do sombreamento marítimo. Cumpridos os protocolos, é realizada uma avaliação do terreno para determinar seu índice de aproveitamento, o alvará de permissão é emitido e as obras podem começar.