Cuidadoscomapeleparahomensnegros3
Dia do Homem: O Boticário oferece produtos com descontos de até 20%
11 de julho de 2016
Protesto
Militância LGBT realiza ato contra a violência após morte de produtor em ataque homofóbico
11 de julho de 2016

Morre produtor de eventos espancado em ataque homofóbico após sair de festa no Rio Vermelho

Leonardo Moura_

Morreu na manhã dessa segunda-feira (11) o estudante e promotor de eventos Leonardo Moura,  29 anos, que foi vítima de um ataque homofóbico na madrugada de sábado (9) no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Leonardo, segundo relato de amigos e parentes, foi atacado depois que saiu da boate San Sebastian e seguia andando pela rua da Paciência, também no Rio Vermelho.

“Ele estava com um amigo e se despediram quando saíram da boate e ele seguiu andando em direção oposta. Ele foi socorrido pelo Samu, levado para o hospital mas foi liberado. Quando ele chegou em casa começou a sentir dores e voltou para o hospital. Ele chegou a fazer uma cirurgia, perdeu o rim, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada de hoje (11)”, contou Afonso Leiro, amigo de infância.

A motivação homofóbica é apontada pelos amigos e parentes de Leonardo como a principal causa do crime já que ele foi encontrado com todos os seus pertences.

“Foi um crime homofóbico. Não roubaram nada dele. Foram cruéis e espancaram ele para matar”, Afonso Leiro, amigo da vítima

O ataque aconteceu por volta das 5h30. Leonardo foi encontrado nas proximidades do restaurante Sukiaki – que fica a 1 km da boate – desacordado no chão. “Não sabemos como foi o ataque, mas ele foi socorrido por pessoas que estavam passando e viram ele caído no chão”, relatou Paulo Issami, primo da vítima. Leonardo morava na Barra. “Não sabemos se ele foi andando para tentar pegar um ônibus ou um táxi ou por outro motivo”, disse o amigo.

No Hospital Geral do Estado, para onde foi levado, Léo – como era chamado pelos amigos – chegou a recobrar a consciência mas não se lembrou de nada. “Ele só lembrava que tinha saído da San e se despedido do amigo. Acho que foi efeito da quantidade de pancadas que ele levou”, ressalta Afonso.

Amigo da vítima, Vinícius Sapucaia desabafou: “É muito chocante isso que aconteceu. Ele não teve chance de se defender”.  Os familiares não sabem ainda o motivo pelo qual Léo estava andando na rua. “Não sabemos o que aconteceu ao certo

Antes de ir para a boate, Léo –  que faria aniversário de 30 anos no dia 27 de julho – estava numa confraternização com amigos. “Ele era uma pessoa maravilhosa. Pacífico, bom amigo e uma pessoa do bem”, ressaltou Afonso. O corpo de Léo está no Instituto Médico Legal. Ainda não há informações sobre a data nem horário do sepultamento.  A família aguarda a chegada da mãe dele em Salvador para tratar dessas questões.

O delegado Líbio Otero, do Departamento de Homicídios e Proteção à   Pessoa (DHPP), informou que vai pedir uma perícia na região da Paciência, onde o rapaz foi achado desacordado. A polícia também irá à   San Sebastian e em locais próximos em busca de informações e imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a identificar o agressor do rapaz.

Protesto
A comunidade LGBT de Salvador acordou de luto hoje com a notícia da morte do estudante e produtor de eventos Leonardo Moura, 29 anos, que morreu após ser vítima de ataque homofóbico no bairro do Rio Vermelho. Em protesto, grupos de militância com atuação na Bahia marcou para sexta-feira (15) ato de combate à  s situações de violência. Batizado de Chega de LGBTfobia, o protesto sairá à  s 18h da boate San Sebastian , de onde Léo “ com era chamado pelos amigos “ saiu antes de ser atacado. Chega de tantas mortes de tantas violências. Nossxs filhxs não nasceram para virarem estatísticas, destaca Inês Silva, coordenadora do coletivo Mães Pela Diversidade “ Bahia, um dos grupos que organizam o evento.

Notícia atualizada à  s 14h56 de 11/07

Leia mais
Professores homossexuais são assassinados e corpos são queimados no interior da Bahia

______________________________________________________________________________________
O Me Salte é o canal LGBT do jornal CORREIO. Acesse www.correio24horas.com.br/mesalte e tenha informações sobre o universo LGBT de Salvador com informação, respeito e fechação. 

 

 

 

 

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

25 Comentários

  1. Bruno Santos disse:

    Como sabem que foi um crime de homofobia se ninguém sabe o que aconteceu ?

    • Paulo Oliveira disse:

      “Ninguém sabe o que aconteceu” e essa matéria relata o quê então? Não sabe ler ou se nega a enxergar a realidade que nos cerca?

      • luiz disse:

        Quando matarem um hétero e deixar os pertences o crime é o que mesmo ? Houve pericia para dizer se nao levaram o dinehiro da carteira e deixaram o resto ? e quantas pessoas sao mortas e deixadas no local qual seria o crime …se for negro , se for branco , se for hétero . cobrem POLICIAMENTO e MAIS SEGURANÇA e nao fiquem de mimimi . O responsavel deve ser punido no rigor da lei pois tirou mais uma vida nao importa quais os motivos.

    • Jr. disse:

      LEIA A MATÉRIA!!!

    • Julio disse:

      Não sabe o que aconteceu? Você leu?

    • Alessandro guimaraes disse:

      Vc nao sabe ler ? Nada,dele foi roubado. Por que colocar em dúvida ?

  2. Gabriela disse:

    Como sabem que foi um crime de homofobia?
    Porque isso é o que mais acontece na Barra e no Rio Vermelho e ninguém fala sobre o assunto.
    Só que Salvador está virando um local hipócrita com pessoas hipócritas e cruéis.
    Ele era um homem de bem, não tinha problemas com ninguém. Era uma pessoa amiga.
    O Correio está de parabéns por não esconder a situação.
    Esse mundo cão no qual vivemos, saímos de casa, mas não sabemos se vamos voltar.
    Espero que a polícia encontre esses infelizes, pois todos sabem que não é a primeira vez que isso ocorre.
    Rezo que para que ele descanse em paz.
    Espero que um dia possamos ser livres para sermos quem quisermos ser.

  3. Muita bobeira desse cidadão sair de uma boate 05:00 da manha, a pé, no Rio Vermelho tudo deserto….!!! custou-lhe a vida..!!
    Salvador não e mais aquela cidade pacata que voce andava pelas madrugadas, eu mesmo andei muito retornando de festas pois
    a grana era curta e não dava para pegar táxi só buzu..olho vivo rapaziada…apesar de ter gente que não aprende…..!!!

  4. Claudia de Oliveira disse:

    Que brutalidade, onde vamos parar com tanta violência. Não consigo imaginar como quem fez isso consegue deitar a cabeça no travesseiro e dormir.

  5. Claudia de Oliveira disse:

    Absurdo!! Onde vamos parar com tanta violência. Não sei como uma pessoa q comente um crime dessa natureza consegue deitar a cabeça no travesseiro e dormir. Sentimento de impotência. Que Deus conforte a familia desse rapaz.

  6. Souza disse:

    Infelizmente mais um ato de covardia, onde a vitima não teve direito defesa. Provavelmente foi espancado até a morte, sem saber o porque estava apanhando. É muito triste ler este tipo de noticia.

  7. Irene disse:

    Pena de morte para crimes de preconceito e violencia doméstica contra LGBTS e mulheres.
    É só o que posso pensar nesse país tão violento contra mulheres e gays.

  8. Marcos gama disse:

    Lamentável

  9. Idma Cardoso disse:

    Eles são uns monstros, tem que acabar com isso , cada um tem direito de escolher como quer viver. Esses mostros tem que pagar

  10. Luana disse:

    Tendo uma pista dos assassinos ou suspeita onde denunciar ?

  11. Carla marinho disse:

    Onde denunciar

  12. Ranei Cruz disse:

    Todo mundo sabe que a porra da San Sebastian é gay e o cara sai de lá num bairro super gay e ainda fica falando q o crime não foi homofobico, qual a intenção dessas pessoas? Confundir? Ou é brrice mesmo?

  13. MIRRAELLY MATOS disse:

    MEU CORAÇÃO ESTA EM PEDAÇOS ,LEO UM PESSOA DO BEM MESMO,QUERIDO E AMADO POR TODOS ,NAO MERECIA ESTE TRISTE FIM.EM ORAÇÃO POR ELE DESCANCE EM PAZ MEU AMIGO LINDO !MUITO TRISTE TE PERDERRRRRR !

  14. Johnd496 disse:

    Very good blog post.Really thank you! Fantastic. daeeeabeedbd

  15. Smithf503 disse:

    It’ll also save a lot of cash and time for those on cfgfdefdcedfkfek

  16. Get the facts disse:

    Z1Lwt3 Saved as a favorite, I really like your web site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *