maya
Assista ‘Paranoia Total’, clipe da cantora e compositora baiana Maýa
13 de junho de 2019
anitta
Anitta será atração da Micareta Salvador em outubro; veja programação completa
13 de junho de 2019

Espetáculo com drag queens homenageia Gregório de Mattos

capa

Um sobrevoo pela obra do poeta Gregório de Mattos é o tema do espetáculo “Gregorianas”, peça que leva ao palco do Teatro Molière, na Avenida Sete de Setembro, onze artistas transformistas, nos dias 15 e 16 de junho (sábado, às 20h, e domingo às 16h e 19h). A encenação é fruto do TransFormação, programa de profissionalização e aperfeiçoamento voltado para atores e atrizes transformistas da cena soteropolitana, financiado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), através do primeiro ano do edital GREGÓRIOS.

O programa gratuito teve início em novembro de 2018 e proporcionou, dentre 13 disciplinas teóricas e práticas, aulas de performance, maquiagem, dublagem, improvisação e história do transformismo, além de palestras e consultorias, com carga horária de 400 horas e certificado para encaminhamento do atestado de capacidade profissional.

O passeio na obra do poeta barroco é o mote principal para o espetáculo “Gregorianas”, que traz ao palco uma grande homenagem a Gregório de Mattos, com poemas, trechos da peça Bocas do Inferno, de autoria da professora e dramaturga Cleise Mendes, além de textos desenvolvidos a partir de improvisação durante o processo de montagem.

O elo criado entre os integrantes revelam hábitos e desejos, expressões, sonhos, incômodos e manifestos ao longo do espetáculo. A ironia e deboche presentes na poesia de Gregório são ainda hoje instrumentos de crítica e humor ácido, também características das artistas transformistas.

No elenco, Marie Flamel, Azvdo, Natha Sympson, Midorii SooKido, Mephistopheles Evangeline, Didi Yoncé, Annastacia Drumond, Ivanelly Bergman, Afrodtite kazumba, Miguella Magnata e Nininha Problemática. O espetáculo ainda conta com a participação especial de Camila Castro, como Jorjão.

A trilha sonora vai da música eletrônica ao forró, passando pelo rap e pop, com referências da MPB. Com roteiro organizado por Luciana Comin, “Gregorianas” segue sob orientação coreográfica de Jaqueline Elesbão, figurino e produção de moda de Luiz Santana (Rainha Loulou), ambientação por vídeo mapping assinada por Giovani Rufino, iluminação de Fernanda Paquelet e direção de Fernando Marinho, curador do projeto.

TransFormação é um programa institucional do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (Sated-BA), realizado pelo Grupo Teca Teatro e Outras Artes, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador, da Secretaria da Fazenda do Município e Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio do edital Gregórios e apoio da Natura.

Serviço
Espetáculo Gregorianas

Período: 15 e 16 de junho

Horário: sábado (20h) e domingo (16h e 19h)

Local: Teatro Molière (Av. Sete de Setembro, 401 – Ladeira da Barra)

Ingressos: R$ 10 (inteira)

Classificação: 16 anos

Realização: Teca Teatro e Outras Artes

Fotos: Diney Araújo/Divulgação

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *