“Essa história é minha”: Cristiane Schwinden, a mulher por trás do Projeto Lettera
19 de abril de 2018
Veja os 10 maiores sucessos do DJ Avicii, que morreu aos 28 anos
21 de abril de 2018

Cabeleireiro é condenado a prisão perpétua por infectar 10 homens com HIV de propósito

O cabeleireiro britânico Daryll Rowe, de 27 anos, foi condenado a prisão perpétua por infectar com o vírus HIV, intencionalmente, pelo menos rapazes que conhecia através do Grindr. Segundo decisão do Tribunal da Coroa de Brighton desta quarta-feira (18),  ao fim de sete semanas de julgamento, a juíza Christine Henson afirmou que Daryll provavelmente representaria risco e perigo para outras pessoas para o resto de sua vida.

“Depois de considerar todas as características agravantes e considerável premeditação neste caso, eu te sentencio a prisão perpétua”, disse Henson.

Rowe, que foi preso em fevereiro de 2016, já tinha sido considerado culpado por um júri no Tribunal da Coroa de Lewes no último 15 de novembro pelas cinco acusações a que respondia por ter causado lesão corporal grave ao infectar deliberadamente suas vítimas com HIV na cidade de Sussex, no Sudeste da Inglaterra, entre 1º de outubro de 2015 e 31 de janeiro de 2016. Pelo menos quatro dos homens contraíram o HIV. No entanto, a sentença foi adiada para esperar a preparação de relatórios psiquiátricos.

A polícia foi contatada por uma clínica de saúde na cidade de Brighton, em East Sussex, que notou semelhanças em como dois de seus clientes relataram contrair o HIV.

Foto: AFP

Foto: AFP

No início, o cabeleireiro negou ter infectado outras pessoas porque alegou que sequer tinha o vírus. A polícia teve acesso, porém, a provas do diagnóstico feito em abril de 2015, e descobriu ainda que Rowe recusou tratamento para tornar a doença menos contagiosa.

Ele persuadia os homens a fazer sexo sem proteção dizendo-lhes que ele não tinha o vírus HIV. Caso a vítima se recusasse, a polícia informou que Rowe tinha planos de deliberadamente furar os preservativos. Depois, ele enviava mensagens de texto vingativas contando que passou a doença.

“Esse vírus tirou a vida dos meus pais, meu pai biológico e minha mãe morreram de Aids quando eu era criança. Essa doença é algo que eu nunca encarei de forma leve. Eu fiz de tudo para evitar que o vírus me pegasse. Eu ensinei a mim mesmo sobre sexo seguro e sempre usei camisinha, mas em 13 de novembro de 2015, Daryll Rowe decidiu tirar isso de mim. Uma parte de mim morreu naquele dia quando fui diagnosticado. O velho eu não existe mais. O novo eu está constantemente triste, pensando em como minha vida mudou. Fiquei arrasado com as ações de Rowe, mas quero ter certeza de que isso não não aconteça com mais ninguém”, afirmou uma das vítimas no tribunal.

 

Rowe disse ao júri que pesquisou terapias alternativas online e acreditava que beber sua própria urina diariamente, chamado terapia de urina, e tomar ervas e óleos, o curaria.

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *