Malê Debalê lança, na Unijorge, tema do Carnaval com homenagem a Refavela de Gilberto Gil – Blog do Marrom

Malê Debalê lança, na Unijorge, tema do Carnaval com homenagem a Refavela de Gilberto Gil

Malê Debalê lança, na Unijorge, tema do Carnaval com homenagem a Refavela de Gilberto Gil

O  Malê Debalê que marcou os anos de 1980 e 1990 pela afirmação da luta contra o racismo e pela ocupação de espaços pelo povo negro continua firme e forte em sua luta.  Por isso  a Unijorge abre as portas para receber o Bloco Afro, que  comemora 40 anos e lançará o tema para o Carnaval 2020 na quinta-feira, dia 22 de agosto.  Em comemoração aos seus 40 anos de história, o Malê levará para o circuito uma homenagem ao cantor Gilberto Gil através de releituras das canções de Refavela (1977). O álbum, gravado após uma viagem à Nigéria, revive a herança cultural da diáspora africana.

A coletiva para lançamento do tema na Unijorge, é fruto de parceria entre o bloco e os cursos de Comunicação da IES. A Galáxia – Agência Experimental de Comunicação Integrada da UJ, formada por estudantes de Comunicação -, assina o material de divulgação do evento.

“Voltamos à década de 1970 para falar de refavelar. Aos 40 anos, o Malê faz reverência a Gil, por ser uma figura do movimento negro que pôde se revelar e sobretudo obter êxito com a música popular, a música baiana, contando a nossa história, que passa também por um processo de reafirmação da cultura de nosso povo”, explica o atual presidente do bloco, Claudio Araújo.

Batizado de “Refavelando: Malê retorna a África com Gilberto Gil”, o lançamento contará com apresentações de percussão e balé afro, em um pequeno cortejo. Estarão presentes no evento o Vovô do Ilê, representantes da Secretaria de Cultura do Estado, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, jornalistas, músicos e compositores.