Quem sonha em conquistar uma vaga no funcionalismo público precisa ficar atento às publicações e começar a estudar mesmo antes de o concurso ser autorizado. Um dica importante é iniciar a preparação com um curso que forneça uma base e aprofunde os conteúdos. Ao antecipar os estudos, o concurseiro fica um passo à frente dos concorrentes. Quando o edital é publicado, basta revisar as disciplinas ou estudar o que foi alterado de um concurso para o outro.

Depois de autorizados pelo governo, os concursos podem demorar até seis meses para publicar o edital – este é o prazo máximo, sob o risco de perder a autorização do certame e ter que aguardar uma nova autorização. “Se esperar a publicação do edital, o candidato terá um prazo muito curto [45 a 90 dias] até a aplicação das provas. Por isso, iniciar a preparação com antecedência é fundamental para cumprir o cronograma das matérias exigidas e conseguir o êxito no concurso”, explica Sandra Castro, gestora da Damásio Educacional, de Feira de Santana – instituição de ensino que possui cursos preparatórios para concursos.

Para Sandra, o primeiro passo é buscar os editais de concursos anteriores da mesma instituição e cargo que almeja. Dessa forma, o concurseiro terá uma noção das disciplinas que são exigidas e conseguirá montar um cronograma de estudos mais eficaz. “Mesmo que haja mudanças de um edital para o outro, o candidato consegue sair na frente dos concorrentes”.

Foto: creativeart/Freepik

Foto: creativeart/Freepik

Resolução de questões

De acordo com Henrique Brito, sócio do escritório de advocacia Parish & Zenandro e monitor da Damásio Educacional – Unidade Feira de Santana, outra boa dica para quem está se preparando para concursos públicos é resolver questões, tanto de provas anteriores como de cursos que estão sendo disponibilizados com esse formato. Aliada a fatores como dedicação e foco, a resolução de questões compõe a fórmula do sucesso.

“Estudar resolvendo questões aprimora o conhecimento e favorece a fixação dos assuntos. Com a prática, também é possível analisar a formatação das questões e a linha de raciocínio utilizado pela respectiva banca na elaboração das provas, tanto no que diz respeito à parte de construção das questões em si, bem como na identificação dos principais assuntos e como são cobrados”, revela o advogado, especialista em Direito Processual Civil. Os documentos costumam ficar publicados nas páginas das empresas organizadoras dos certames.

Disciplinas básicas

Outra importante dica é valorizar as matérias básicas, como Português, Raciocínio Lógico e Informática, que acabam fazendo a diferença. Como muitos candidatos não têm afinidade com essas disciplinas, quem se dedicar a elas ganha vantagem. Não existe uma fórmula pronta para aprovação em concurso público, cada candidato tem o melhor horário, o tempo e a maneira de aprender. O certo é que com dedicação, persistência e foco, todos podem conseguir a tão sonhada vaga em um concurso público.

Leia também:
Saiba como resolver questões leva à aprovação em concursos
Quer passar no concurso do INSS? Saiba como se preparar
Entenda como o sono ajuda na preparação para concursos
Conheça os principais métodos de estudo para concursos
Confira dicas de como se preparar para concursos públicos
Saiba como a alimentação ajuda na preparação para concursos

Leave a Reply



Warning: readfile(../ga.txt): failed to open stream: No such file or directory in /home/correiodb/correio24horas.com.br/blogs/a-toda-prova/wp-content/themes/mandigo/footer.php on line 356