A Marinha Mercante está com inscrições abertas para o processo seletivo de admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém. São oferecidas 395 vagas, das quais 230 para o CIAGA e 165 para o CIABA.

Para concorrer, os candidatos (de ambos os sexos) devem ter entre 17 e 23 anos em 1º de fevereiro de 2016; ter concluído, com aproveitamento, o curso do Ensino Médio ou equivalente até 11 de janeiro de 2016; e possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), entre outros requisitos.

O processo seletivo é constituído pelas seguintes etapas: exame de conhecimentos, seleção psicofísica, teste de suficiência física, período de adaptação e verificação de documentos. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de junho, pelo site da Marinha. A taxa custa R$ 50.

VEJA O EDITAL

Com questões de Português, Inglês, Matemática, Física e Redação, as provas escritas serão aplicadas nos dias 1º e 2 de agosto, em diversas cidades do país, incluindo Salvador. Os cursos serão ministrados em regime de internato, iniciando em 1º de fevereiro de 2016. Os cursos são constituídos de dois períodos: um período acadêmico (composto de seis semestres letivos) e um período de estágio embarcado, com duração mínima de 12 meses de efetivo embarque, e que deve ser completado em, no máximo, 24 meses.

O estágio será realizado em embarcações mercantes, de apoio marítimo (offshore) e/ou plataformas, quando os alunos, como Praticantes de Oficial de Máquinas ou de Náutica, terão a oportunidade de aplicar e praticar, com supervisão, os conhecimentos adquiridos durante o período acadêmico.

Leave a Reply



Warning: readfile(../ga.txt): failed to open stream: No such file or directory in /home/correiodb/correio24horas.com.br/blogs/a-toda-prova/wp-content/themes/mandigo/footer.php on line 356