As inscrições para o concurso público de agente penitenciário na Bahia, realizado pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), terminam nesta quinta-feira (28). São oferecidas 490 vagas para a função, sendo 147 delas reservadas aos candidatos que se declararem negros ou pardos – 30% do total. Este é o primeiro concurso do estado com reserva de vagas para negros e pardos. Para concorrer, é necessário ter certificado de conclusão da 3ª série do ensino médio (2ª grau) ou formação técnica profissionalizante de nível médio.

As inscrições devem ser feitas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A taxa é de R$ 60. No ato da inscrição, o candidato deve informar se opta pelas vagas de ampla concorrência ou se irá aderir à cota racial, sendo necessário se autodeclarar negro ou pardo, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São 343 vagas de ampla concorrência, sendo 275 para homens e 68 para mulheres. Do total de vagas para as cotas raciais, 119 são destinadas aos homens e 28 para as mulheres. Todas as 490 oportunidades de trabalho serão distribuídas entre sete localidades: Salvador e Região Metropolitana (286), Feira de Santana (51), Paulo Afonso (20), Ilhéus (18), Jequié (28), Vitória da Conquista (17) e Teixeira de Freitas (70).

VEJA O EDITAL

Os aprovados serão convocados para o curso de formação de agente penitenciário, com percepção de bolsa de estudo no valor de um salário mínimo. Uma vez formado agente penitenciário, terá remuneração inicial de R$ 1.776,69 e jornada mínima de trabalho de 30 horas semanais.

A seleção ocorrerá por meio de duas etapas – a primeira, de provas objetivas, e a segunda, com prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. As provas serão aplicadas em 21 de setembro, nas cidades baianas de Salvador, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Jequié e Ilhéus, de acordo com a localidade para qual o candidato se inscreveu.

O edital prevê ainda a convocação para realização de exames pré-admissionais (exame de documentação, avaliação psicológica, exame médico, teste de aptidão física e investigação social). A validade do concurso é de um ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Leave a Reply



Warning: readfile(../ga.txt): failed to open stream: No such file or directory in /home/correiodb/correio24horas.com.br/blogs/a-toda-prova/wp-content/themes/mandigo/footer.php on line 356