O primeiro edital para concurso público da Bahia com reserva de vagas para negros e pardos foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (12). São oferecidas 490 vagas na carreira de agente penitenciário, sendo 147 reservadas aos candidatos que se declararem negros ou pardos – 30% do total. Para concorrer, é necessário ter certificado de conclusão da 3ª série do ensino médio (2ª grau) ou formação técnica profissionalizante de nível médio.

As inscrições devem ser feitas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), de 18 a 28 de agosto, observando o horário de Brasília. A taxa é de R$ 60. No ato da inscrição, os candidatos deverão informar se optam pelas vagas de ampla concorrência ou se irão aderir à cota racial, sendo necessário se autodeclarar negro ou pardo, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São 343 vagas de ampla concorrência, sendo 275 para homens e 68 para mulheres. Do total de vagas para as cotas raciais, 119 serão destinadas aos homens e 28 para as mulheres. As vagas são para Salvador e Região Metropolitana (286), Feira de Santana (51), Paulo Afonso (20), Ilhéus (18), Jequié (28), Vitória da Conquista (17) e Teixeira de Freitas (70).

VEJA O EDITAL

Os aprovados no certame serão convocados para o curso de formação de agente penitenciário, com percepção de bolsa de estudo no valor de um salário mínimo. Uma vez formado agente penitenciário, terá remuneração inicial de R$ 1.776,69. A jornada mínima de trabalho será de 30 horas semanais.

A seleção ocorrerá por meio de provas objetivas e prova discursiva. As provas estão marcadas para 21 de setembro, nas cidades de Salvador, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Jequié e Ilhéus, de acordo com a localidade para qual o candidato se inscreveu. O edital prevê ainda a convocação para realização de exames pré-admissionais (exame de documentação, avaliação psicológica, exame médico, teste de aptidão física e investigação social).

A validade do concurso é de um ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. O certame é realizado pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

7 Responses to “Concurso para agente penitenciário oferece 490 vagas na Bahia”
  1. Verdadeiro says:

    Gostaria de informar aos senhores que foi criado um grupo no Facebook para tratarmos de assuntos desse certame, segue o link.
    https://www.facebook.com/groups/495574077253801/

  2. Priscila Nonato says:

    Só pode se inscrever quem tiver carteira de habilitação ?

  3. Priscila Nonato says:

    Só pode se inscrever quem possui carteira de habilitação ?

  4. francisco dos santos mesquita says:

    Qual critério para os AG de proteção ao Menor ou ex AG de proteção é curso de segurança com 10 anos de experiencia no mercado de Trabalho?

  5. romario says:

    bom dia gostaria de saber onde e feito o pagamento.grato

  6. tarcisio antonio da silva dionizio says:

    espero passa nesse concursso, é meu sonho ser um militar!!!

  7. WESLEY says:

    QUERO SER COMUNICADO EM TODOS PRECESSO CELETIVOS PARA AGENTE EM TEIXERA TENHO EXPERIENCIAS EDE 6 ANOS E CURÇO DE TIROS COM CALIBRE 12 .40 556. 38 SOU PERITO EM MANUTENÇAO DE PRESIDEO E SOU PERITO EM REVISTA DE UNIDADE

  8.  
Leave a Reply



Warning: readfile(../ga.txt): failed to open stream: No such file or directory in /home/correiodb/correio24horas.com.br/blogs/a-toda-prova/wp-content/themes/mandigo/footer.php on line 356