O Exército lançou o edital do concurso destinado ao preenchimento de 500 vagas no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico, da Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx). O candidato deve ter concluído a 3ª série do Ensino Médio; possuir idade de, no mínimo, 17 e, no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula; não ter sido julgado, em inspeção de saúde, “incapaz definitivamente” para o serviço ativo do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, de Polícia Militar ou de Corpo de Bombeiros Militar;  ter, no mínimo, 1,60m de altura; entre outros requisitos.

Se a estiver cursando o Ensino Médio, o candidato poderá ser inscrito, mas somente será habilitado à matrícula se concluir essa série com aproveitamento, antes do encerramento do Concurso de Admissão. A inscrição deverá ser feita por meio de preenchimento da Ficha de Inscrição disponível no site da EsPCEx, até 23 de junho. A taxa é de R$ 80.

VEJA O EDITAL

O concurso será constituído de duas fases. A primeira fase, em âmbito nacional e de caráter eliminatório e classificatório, abrange o Exame Intelectual (EI). A segunda fase, de caráter apenas eliminatório, destina-se à verificação dos requisitos biográficos exigidos aos candidatos, e à realização da Inspeção de Saúde e do Exame de Aptidão Física (EAF).

O Exame Intelectual será composto de provas escritas, realizadas em dois dias consecutivos. No 1º dia, os candidatos serão submetidos a provas de Português (com 20 questões), Redação (questão discursiva) e Física-Química (com 24 questões). No 2º dia, serão aplicadas as provas de Matemática (20 questões), Geografia-História (24 questões), e Inglês (com 12 questões).

As provas estão marcadas para 30 e 31 de agosto e podem ser feitas no Colégio Militar de Salvador (CMS). Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro, onde, após quatro anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

O processo seletivo terá validade de 30 dias a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado.

Leave a Reply



Warning: readfile(../ga.txt): failed to open stream: No such file or directory in /home/correiodb/correio24horas.com.br/blogs/a-toda-prova/wp-content/themes/mandigo/footer.php on line 356